Descobertas da Quarentena 2.0: duarte e Proper Youth

Jukebox 800
4 min readAug 25, 2021

Dando sequência à nossa série de posts sobre as bandas e artistas que ganharam o coração da nossa equipe nos últimos meses, a juker Amanda apresenta as suas percepções sobre o artista brasileiro duarte e o trio norte-americano Proper Youth.

Sobre a série

Um ano depois da primeira edição do Descobertas da Quarentena, a equipe do Jukebox volta para uma edição 2.0, contando um pouco sobre os artistas que vêm ouvindo ao longo desse período de isolamento. Com as mudanças que a pandemia trouxe, começamos a consumir música de uma forma diferente, nos fazendo descobrir cada vez mais bandas e artistas, seja para passar o tempo ou para encontrar na música algum tipo de refúgio. Assim, contando com indicações de um artista nacional e outro internacional, do jazz ao pop, esse é o momento de você conhecer os nossos achados deste último ano.

Descoberta nacional: duarte

Foto: Rodrigo Pablo

Sinto que não poderia deixar de iniciar esse texto falando sobre a minha mais grata surpresa de 2021: ter conhecido a obra do artista capixaba duarte. O conheci pela música ‘ciência’, que apareceu na playlist ‘Descobertas da Semana’, do Spotify, e logo me chamou a atenção a sua voz potente e letra sensível. Pra quem não sabe, toda semana o Spotify atualiza uma playlist personalizada com base no que escutamos, e é possível encontrar muita coisa boa por lá!

Depois de ter conhecido essa obra-prima decidi ir mais a fundo, claro! E qual não foi minha surpresa ao descobrir que o cantor e compositor tinha apenas um EP no Spotify, ‘Poeira’, lançado em fevereiro deste ano, mas também tinha uma música chamada ‘Mal Súbito’, que pertence à coletânea ‘Garimpo — Brasileiríssimos’ (2016), e que tem mais de 300k plays?!! Tive que pesquisar um pouco mais na internet pra descobrir que duarte já postava suas faixas desde 2014 no SoundCloud e no YouTube, mas seu primeiro trabalho, Poeira, foi lançado só neste ano. De lá pra cá, duarte conquistou fãs fiéis que vibraram ao descobrir que ele estava finalmente voltando — e nós, meros mortais que conhecemos ele só agora, só temos a agradecer por esse comeback :)

Lyric video da música “bagunça”, terceira faixa do seu EP “Poeira”.

Ouvir a obra de duarte nesse período tão caótico tem me ajudado a passar pelos dias de forma mais leve e tranquila. E acredito que não só eu, como também todos os que o acompanham desde 2014, têm a certeza de que ele ainda vai fazer muito sucesso por aí. Um artista tão necessário, com uma voz tão potente e ao mesmo tempo suave, merece todo o reconhecimento do mundo — principalmente quando é um artista preto e LGBTQIA+ falando sobre suas vivências.

Para conhecer mais sobre duarte, acompanhe suas redes sociais : Instagram | YouTube | Spotify | SoundCloud

Descoberta internacional: Proper Youth

Fonte: Facebook da banda

Como sou muito cadelinha do Spotify, também conheci a banda norte-americana Proper Youth por lá, na mesma playlist da descoberta de cima, no finalzinho do ano passado. A banda é formada pelo trio Adam Barito (vocais e guitarra), Amy Nesky (vocais) e Bob Barito (produção/bateria). Proper Youth é uma banda alternativa que se intitula como ‘dream folk rock’ e me conquistou desde os primeiros acordes da música ‘World Was Young’, segunda faixa do seu disco de estreia, So Close To Paradise, que foi lançado em março de 2020.

‘So Close To Paradise’ possui treze faixas, que transitam entre rock, folk, dream pop e até country, tudo meio misturado, mas que se transformam em uma sonoridade bastante agradável e única. Como esse é o primeiro trabalho da banda, acredito que eles ainda estejam experimentando diversas sonoridades sem muito compromisso, o que torna o disco uma experiência muito interessante e imersiva. As influências da banda vão desde Springsteen, Radiohead e Swell Season até My Bloody Valentine.

Clipe do single ‘World Was Young’

Eu, que costumo ouvir muito mais artistas nacionais, acabei me interessando por Proper Youth por ser essa mescla de ritmos que, ao mesmo tempo, dá um quentinho no coração. No fim, acredito que a música serve para, além de nos fazer companhia, nos emocionar e fazer a gente sentir esse mix de emoções mesmo. Espero que seja lá quem esteja lendo isso procure saber mais sobre a banda e goste tanto quanto eu. :)

Para conhecer mais sobre a banda, acesse: Spotify | YouTube | Instagram | Facebook

Sobre a juker

Amanda Pereira é acadêmica de Relações Públicas e membro do Jukebox desde 2019. Desde que entrou no Juke, descobriu uma paixão muito forte por música brasileira e é o que mais tem escutado desde então. Espera um dia poder ir em todos os milhares de shows e festivais nacionais que almeja pós-pandemia.

Acompanhe o Jukebox:

Facebook | Twitter | Instagram| YouTube | MixCloud | Spotify | SoundCloud

--

--

Jukebox 800

Programa musical na UniFM 107.9, da UFSM, produzido e apresentado por estudantes dos Cursos de Comunicação Social.