Descobertas da Quarentena 2.0: Tori Kelly e Elana Dara

Jukebox 800
5 min readSep 13, 2021

Dando sequência à divulgação de artistas que, de certa forma, estão salvando nossa quarentena, o juker Nick apresenta dois achados incríveis que estão fazendo muita diferença em sua playlist nos últimos meses, e agora podem fazer na sua também: Tori Kelly e Elana Dara.

Sobre a série

Um ano depois da primeira edição do Descobertas da Quarentena, a equipe do Jukebox volta para a edição 2.0, cada juker contará um pouco mais sobre os artistas que ouviram ao longo do período de isolamento. Com as mudanças que a pandemia trouxe, passamos a consumir música de forma diferente, descobrindo cada vez mais bandas e artistas, seja para passar o tempo ou para encontrar na música algum tipo de refúgio. Assim, através de indicações nacionais e internacionais, de todos os gêneros possíveis, vamos apresentar a vocês nossos novos amores que conhecemos este ano.

Descoberta Internacional: Tori Kelly

Foto: Divulgação

Desde que a descobri, Tori tem feito parte da trilha sonora da minha quarentena. Talvez o termo “trilha sonora da quarentena” possa lhe soar meio clichê e dramático, concordo com você, também acho clichê e tudo mais. Contudo, não deixa de ser verdade. Nesse período de isolamento, percebi a importância da arte em nossa vida. A música se tornou algo indispensável pra mim que já passava horas ouvindo música. Voltando ao assunto, conheci Tori Kelly através de uma animação, sim, um filme; calma lá que vou explicar melhor. Estava assistindo a animação “Single: Quem Canta Seus Males Espanta” da Illumination Entertainment. Em uma das cenas, a personagem principal, durante um pico de coragem e autoconfiança, solta a voz em uma apresentação. A música era incrível, tinha uma vibe alegre, sem falar nos vocais maravilhosos. Quando descobri que Tori era a voz por trás da música, procurei seus singles e discos, foi nessa busca que encontrei uma de suas melhores canções, “Coffee”, do disco que baseia-se em experiências pessoais da cantora:

A artista estadunidense ganhou destaque depois de publicar covers no youtube, quando tinha apenas 14 anos. Mais tarde, aos 16, ela acabou participando das audições do Fox American Idol, onde ouviu do famoso jurado, Simon Cowell, que sua voz era “quase irritante”. Esse foi um dos maiores “nãos” que ela recebeu. Mesmo assim, acreditando no próprio potencial, em 2015, ela lançou seu primeiro álbum com uma grande gravadora —a Capitol Studios. O disco intitulado de “Unbreakable Smile” foi um sucesso comercial. A cantora tem no currículo apresentações com Chris Lane, Ariana Grande, Demi Lovato, Kirk Franklin e Andrea Bocelli. Para fechar com chave de ouro, em 2018, Tori levou três Grammys para casa. Só consigo pensar “por que choras, Simon?”

Recomendo que você passe no perfil dela no Spotify e confira a discografia. Afinal, além de uma compositora talentosíssima, ela possui uma voz doce, ágil e extremamente boa.

Conheça um pouco mais da artista maravilhosa que é Tori Kelly: Instagram | Youtube | Spotify

Descoberta Nacional: Elana Dara

Foto: Divulgação

Elana Dara é uma daquelas artistas que só de ouvir a voz você já reconhece. Conheci ela quando estava procurando por covers da música “Cor de Marte” do duo AnaVitória. Curti demais o jeito que ela interpretou a canção, mantendo a leveza e a calmaria própria da música

Fui pesquisar mais um pouco sobre ela e descobri que a curitibana de 21 anos começou a cantar com apenas oito anos de idade, quando ganhou seu primeiro violão e, junto da irmã, tocava na igreja. Ao que parece, ela era tímida, algo que destoa totalmente dos seus covers onde ela se entrega a canção. Em 2018, Elana começou a vida de cursinho (quem nunca), e como fuga para a rotina de estudos, criou um canal no YouTube para apresentar a sua versão de alguns singles. Em pouco tempo o sucesso já era imenso, atualmente o seu canal já conta com meio milhão de inscritos.

Em 2019, a artista recebeu o convite para participar da poesia acústica #8: Amor e Samba. Essa participação serviu para alavancar ainda mais sua carreira. Em 2020, começou a se destacar com seus lançamentos autorais “Ninguém dá certo cmg” e “Falei de você pra minha mãe”. Seus mais recentes lançamentos são “Aff” que, cá entre nós, é minha preferida e “Amor não eh pra mim”, em parceria com Vitor Kley:

Depois de conhecer um pouco mais sobre ela, me lembrei que já havia visto um vídeo de um professor de canto reagindo aos covers dela, entretanto, me lembro de não ter achado nada demais. O mundo dá voltas né?! Ouvindo com mais calma, me apaixonei pela voz, pelas composições e pela capacidade que ela tem de colocar sua interpretação na canção, sem deixar a originalidade da música se perder. Isso é bem difícil.

Conheça um pouco mais da jovem artista Elana Dara: Instagram| Youtube | Spotify

Curtiu as indicações? Que tal escutar um pouquinho delas e das Descobertas das últimas semanas na nossa playlist?

Sobre o juker

Nick Santos é acadêmico do curso de Comunicação Social — Jornalismo e membro do Jukebox desde o início de 2021. O estudante escuta de tudo um pouco, mas Black Music, Indie e Pop/Rock são estilos que detém o seu coração. Ah! Ele faz questão de lembrar que é fã de Whitney Houston, talvez isso seja a única coisa interessante sobre ele.

Acompanhe o Jukebox: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | MixCloud | Spotify | SoundCloud

--

--

Jukebox 800

Programa musical na UniFM 107.9, da UFSM, produzido e apresentado por estudantes dos Cursos de Comunicação Social.